Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Bowie vira nome de aranha

Descoberta por cientista alemão, espécie malaia homenageia roqueiro que evocou aracnídeos em Ziggy Stardust and the Spiders From Mars

Da redação Publicado em 08/09/2009, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Atualizada às 14h

Os aracnídeos deram um jeito de marcar presença na carreira de David Bowie - os exemplos mais famosos são "as aranhas de Marte" mencionadas em The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, de 1972, e a turnê Glass Spider, realizada 15 anos depois, em suporte ao álbum Never Let Me Down.

Agora, é o britânico quem invade o reino dos artrópodes, batizando a espécie Heteropoda davidbowie. Oriunda da Malásia, a aranha é conhecida pelo tamanho grande e pela pelugem amarela. A nomeação foi feita pelo especialista alemão Peter Jäger, que decidiu honrar o músico e, ao mesmo tempo, voltar a atenção do mundo a espécies à beira da extinção - caso da davidbowie.

Ao jornal britânico The Observer, Jäger defendeu que, ao batizar aranhas com nomes de celebridades, a comunidade científica consegue jogar luz a um problema que costuma passar ao largo dos holofotes midiáticos: a depredação, por parte de humanos, do habitat de aracnídeos.

"Estamos trabalhando contra o tempo", declarou Jäger, que bate de frente com a relutância de autoridades ambientais em incluir aranhas na lista de animais ameaçados de extinção. "Estamos também perdendo rapidamente patrimônios genéticos que evoluíram ao longo de 300 anos."

No ano passado, Neil Young também deu nome a uma espécie de aranha. Myrmekiaphila neilyoungi ganhou batismo do cientista Jason Bond, fã do roqueiro canadense.