Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Documentário Vale dos Esquecidos estreia no É Tudo Verdade

Filme de Maria Raduan retrata 45 anos de conflito de terra entre índios, grileiros, sem terra e posseiros no Mato Grosso

Da redação Publicado em 28/03/2011, às 19h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de <i>Vale dos Esquecidos</i>, doc inédito que será exibido no É Tudo Verdade - Divulgação
Cena de <i>Vale dos Esquecidos</i>, doc inédito que será exibido no É Tudo Verdade - Divulgação

O primeiro longa da diretora Maria Raduan, Vale dos Esquecidos, foi selecionado para a mostra competitiva brasileira do festival É Tudo Verdade e fará sua estreia durante a programação do evento. O documentário, que retrata 45 anos de conflito de terra entre índios, grileiros, sem terra e posseiros no Mato Grosso, foi gravado no local onde existiu a fazenda Suiá-Missú, considerada o maior latifúndio existente no planeta, nos anos 70.

O É Tudo Verdade acontece entre 31 de março e 10 de abril e apresenta 18 documentários brasileiros inéditos, além de 92 títulos de 29 países. Clique aqui para saber mais.

O fio que conduz a história é a vasta gama de depoimentos de todas as partes envolvidas: o cacique Damião Paridzané, o líder Xavante Marawãtsède; Dom Pedro Casaldáliga (bispo emérito de São Félix do Araguaia), um funcionário da fazenda na época chamado Dario Carneiro, o fazendeiro John Carter, além de Filemon Limoeiro, político; Rosa Silva, líder dos sem terra; e Neto Figueiredo, posseiro. Com um longo trabalho de pesquisa, a diretora e sua equipe também descobriram fotos raras, áudios da época e imagens atuais que ajudam a compreender melhor as origens do conflito.

"A princípio queria entender a história dos índios e durante a filmagem percebi que existiam muitas outras variáveis. Seria impossível contá-la sem retratar as outras. Foi quando decidi que o Vale dos Esquecidos seria uma radiografia de como é a Amazônia no Brasil", explica Maria.

Vale dos Esquecidos será exibido nos dias 4 e 5 de abril, no Rio de Janeiro, e 6 e 7 do mesmo mês na capital paulista. Leia mais informações abaixo.

Além disso, o filme também integra a programação do HotDocs, tido como o maior festival de documentários dos Estados Unidos e Canadá. A produção será exibida por lá nos dias 30 de abril e 2 de maio em Toronto. Veja abaixo o trailer:

Vale dos Esquecidos na mostra competitiva brasileira de longas e médias do É Tudo Verdade

Rio de Janeiro

Unibanco ArtePlex sala 6

4 de abril, às 21h00

5 de abril, às 3h00

São Paulo

Cine Livraria Cultura sala 1

6 de abril, às 21h

7 de abril, às 15h