Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

11 de setembro e música

Os ataques ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, mexeram com a cabeça e com os sentimentos de vários nomes do rock e da música pop. Aqui, uma seleção de faixas inspiradas pela tragédia ocorrida há dez anos

Redação Publicado em 11/09/2011, às 10h49 - Atualizado às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

"Where Were You (When the World Stopped Turning)" – Alan Jackson

Esta balada do astro country Alan Jackson é uma das mais lembradas sobre os ataques terroristas. Jackson comentou que tentou escrever uma canção que não fosse vingativa ou patriótica e refletisse seus sentimentos de perplexidade perante o trágico acontecimento.

“The Rising” - Bruce Springsteen

A canção titulo do álbum que Springsteen lançou em 2002 usa imagens bíblicas para detalhar a provação de um bombeiro que subiu às Torres Gêmeas e viu de perto morte e destruição.

"Peaceable Kingdom" – Rush

Lançada em Vapor Trails (2004), esta canção era originalmente um instrumental. Depois, ganhou letra do baterista Neil Peart, comentando o 11 de setembro (“espadas contra o Reino/Tempo contra a Torre”) e falando das forças do terror que se opõem as pessoas que desejam a paz.

“Hunting for Witches” - Bloc Party

A banda inglesa usa os ataques de 11 de setembro de 2001 e os atentados ocorridos nos transportes públicos de Londres em 2005 para provocar a mídia, que segundo eles, sempre procura bode expiatórios nesse tipo de ocasião.

"Jihad" – Slayer

A polêmica faixa do álbum Christ Illusion (2006) foi escrita sob o ponto de visão imaginário de um dos terroristas que estaria participando do ataque. No final da faixa, os autores Tom Araya e Jeff Hanneman usaram palavras reais de Mohamed Atta, um dos mentores do 11 de setembro.

“911” – Gorillaz, D12 & Terry Hall

O título já diz tudo. Nessa caótica canção antiguerra, lançada na trilha do filme Em Má Companhia (2002), a banda fictícia de Damon Albarn e seus convidados D12 e Terry Hall criam uma clima apocalíptico, citando Sadam Hussein e Osama Bin Laden.

“Him” – Lily Allen

Nesta faixa de It's Not Me, It's You (2009) Lily é direta. Ela critica as pessoas que morrem em nome de Deus, falando que isso já acontecia “muito antes daquele setembro/muito antes de sequestrarem aviões”.

"Where Is The Love?" - Black Eyed Peas

Esta canção, lançada no álbum Elephunk (2003), marcou o grupo: foi a primeira com a participação da nova integrante Fergie. "Where Is The Love?" fala das consequências do ataques terroristas e também tece comentários sobre racismo, guerra, intolerância e a hipocrisia do governo norte-americano.

"Freedom" – Paul McCartney

O ex-beatle estava em Nova York no dia da tragédia e ficou chocado quando viu o local do ataque. No dia seguinte, escreveu esta canção que prega a luta pela liberdade como um ato diário. Ela foi o lado B do single "From a Lover to a Friend", do ábum Driving Rain.

“On That Day” - Leonard Cohen

O bardo canadense rumina sobre a nova ordem mundial nesta lacônica faixa de Dear Heather (2004): “Algumas pessoas dizem que nós merecemos isso/ Por crimes contra Deus/ Por crimes contra o mundo”, ele lamenta.