Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Copa do Mundo 2022: patrocinadores respondem a críticas por apoio a evento em país anti-LGBTQIA+

Coca-Cola, Visa, Mc Donald's e Budweiser estão entre os patrocinadores que opinaram sobre as ordens de restrição para a comunidade LGBTQ+ no Catar

Redação Publicado em 21/11/2022, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa do Mundo FIFA Catar 2022 (Foto: Divulgação)
Copa do Mundo FIFA Catar 2022 (Foto: Divulgação)

Iniciada neste domingo, 20, a Copa do Mundo de 2022, no Catar, segue gerando controvérsias, especialmente por não cumprirem com direitos humanos prometidos após serem anunciados como o país-sede para os torneios, não recomendando a "demonstrações públicas de afeto" de pessoas LGBTQ+.

A homossexualidade é ilegal no Catar e pode levar a sete anos de prisão. Todas as pessoas LGBTQ+ foram criminalizadas, com a atividade sexual entre homens em particular resultando potencialmente na pena de morte.

+++ LEIA MAIS: Badaui, do CPM 22, critica atitudes de Neymar antes da Copa: 'Fod*-se a seleção'

Em nota oficial para o HuffPost UK, os patrocinadores oficiais do torneio mundial de futebol declararam sua posição frente ao posicionamento do país muçulmano do Golfo Pérsico. Coca-Cola, Visa, Mc Donald's, Adidas e Budweiser estão entre os patrocinadores que opinaram sobre as ordens de restrição para a comunidade LGBTQ+ no Catar. Confira:

Coca-Cola

Há apenas alguns meses, a Coca-Coca era patrocinadora oficial do London and Brighton Pride 2022. Na época, a marca afirmou que “reconhecer, valorizar e apoiar os funcionários da comunidade LGBTQ+ é uma importante prioridade”. Também lançou 136 colecionáveis ​​digitais do Pride (NFTs).

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Fifa veta braçadeira com bandeira LGBTQIA+ e Inglaterra protesta

Um porta-voz da Coca-Cola nos disse que eles acreditam que o esporte tem o “potencial único de unir o mundo e ser uma força para o bem”. “Apoiamos o futebol há muito tempo e, por meio de nossas parcerias para eventos, como a Copa do Mundo, vemos o potencial de inspirar e unir as pessoas”.


Adidas

A Adidas lançou toda uma gama de produtos com o tema Pride este ano, incluindo os tênis acima, que aparentemente foram “inspirados pelos ativistas de Stonewall pela Revolta de 1969”. A marca oferece a bola oficial para os jogos de futebol desde 1970 - e para o torneio do Catar não será diferente.

+++LEIA MAIS: Copa do Mundo 2022: Robert Smith, do The Cure, nega rumores sobre apresentação da banda na cerimônia de abertura

Acreditamos que o esporte é para todos. Defendemos fortemente o acesso irrestrito para todos os visitantes, independentemente da nacionalidade, religião, orientação sexual ou etnia. Esperamos que a Copa do Mundo seja totalmente acessível a todos os visitantes.

Budweiser

A Copa do Mundo 2022 teve um começo difícil para a Budweiser, após a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos arredores dos estádios onde acontecerão os jogos. Embora o álcool não seja ilegal no Catar, beber em público sem licença pode resultar em prisão.

+++LEIA MAIS: Copa do Mundo: Shakira, Jungkook e como assistir - tudo o que sabemos sobre show de abertura

Mesmo com a proibição em estádios, bebidas alcoólicas poderão ser vendidas no Fifa Fan Festival, locais licenciados onde fãs podem se reunir para acompanhar os jogos. Vale lembrar como, em setembro de 2022, Catar afirmou como torcedores poderiam comprar cerveja três horas antes dos inícios das partidas, mas não durante.

A Budweiser, que faz parte da maior cervejaria do mundo, já patrocinou a Parada do Orgulho LGBTQ+ em Londres e lançou vários produtos para a comunidade de edição limitada ao longo dos anos. Em nota, a Ambev, empresa responsável pela marca de cerveja, “espera as ativações da Budweiser na FIFA World Cup™ em todo o mundo para celebrar o futebol com nossos consumidores”.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo 2022: Robert Smith, do The Cure, nega rumores sobre apresentação da banda na cerimônia de abertura

Algumas das ativações planejadas do estádio não podem avançar devido a circunstâncias fora do nosso controle.

Hyundai

Em junho deste ano, a concessionária sul-coreana Hyundai disse que “apoia a jornada da comunidade LGBTQ+. Não apenas durante o Mês do Orgulho, mas 365 dias por ano”. Ainda assim, a empresa segue sendo uma das marcas parceiras para a Copa do Mundo, o que faz desde 1999.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo 2022: Catar e Fifa proíbem bebidas alcoólicas em estádios; entenda

A Hyundai Motor acredita no poder do esporte para unir pessoas de todas as nações e está comprometida em manter os mais fortes padrões éticos. Esperamos que a Fifa continue suas iniciativas para respeitar plenamente os direitos humanos.”

Visa

Em 2019, a Human Rights Campaign Foundation nomeou a Visa como um dos “melhores lugares para trabalhar pela igualdade LGBTQ+”, o que só torna o acordo com o Catar ainda mais surpreendente. A empresa também participa regularmente das Paradas do Orgulho em ambos os lados do Atlântico, e seu site corporativo afirma que deseja criar “um lugar onde todos sejam aceitos em todos os lugares”.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo 2022 no Qatar terá shows de Maroon 5 e Post Malone

O anúncio da marca para a Copa do Mundo da FIFA afirma que o Visa é “para fãs de todos os lugares”, embora alguns fãs possam discordar. A Visa reconheceu às perguntas feitas pelo portal britânico, mas recusou a oportunidade de comentar.


McDonald's 

O site corporativo da empresa de fast food mais conhecida do mundo tem uma seção inteira dedicada à inclusão LGBTQ+. “'Livin It' é um ethos que informa a todos que eles merecem pertencer e ser recebidos calorosamente, honestamente e abertamente”.

No entanto, o McDonald's não respondeu aos comentários sobre seu envolvimento com a Copa do Mundo para o HuffPost UK.