Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Chateado

Beatles: Ringo Starr responde 'rumores terríveis' de que John Lennon não canta em 'Now and Then'

Após lançamento de 'Now and Then' em novembro de 2023, algumas pessoas alegaram como vocal de John Lennon era feita por Inteligência Artificial (IA)

Os Beatles (Foto: AP)
Os Beatles (Foto: AP)

Descrita e divulgada como "última música" da história dos Beatles, "Now and Then" só foi lançada com auxílio de Inteligência Artificial (IA), responsável por extrair vocais de John Lennon de uma demo antiga. Por conta disso, surgiram rumores de que a voz do cantor é computadorizada, e o baterista Ringo Starr chamou essas especulações de "terríveis" e explicou a situação.

Durante entrevista à AARP, o artista aproveitou para esclarecer toda discussão sobre a tecnologia utilizada na faixa, lançada em 2 de novembro de 2023 nas plataformas de streaming de música. "Houve rumores terríveis de que não é John, é IA, qualquer que seja a besteira que as pessoas disseram," afirmou.

Paul [McCartney] e eu não teríamos feito isso. É uma música linda e uma ótima maneira de finalmente fechar essa porta.

+++LEIA MAIS: Por que Ringo Starr não achava que os Beatles teriam sucesso


Ringo Starr celebra sucesso de 'Now and Then', 'última' música dos Beatles

Uma das maiores bandas de rock da história, Beatles lançou "Now and Then," considerada como última música da banda formada por Ringo Starr (bateria), Paul McCartney (vocal e baixo), John Lennon (vocal, guitarra) e George Harrison (guitarra), em 2 de novembro de 2023 e foi bastante bem-sucedida. Agora, o baterista celebrou esse sucesso recente.

Vale lembrar como a faixa contou com auxílio de Inteligência Artificial (IA) para conseguir extrair os vocais de Lennon, morto em 8 de dezembro de 1980, em uma fita demo antiga. Após o lançamento, "Now and Then" liderou as paradas do Reino Unido e foi o 18º single do Fab Four a atingir o topo das tendências musicais - o último foi "The Ballad Of John And Yoko" (1969).

+++LEIA MAIS: Liam Gallagher exalta 'Now And Then', 'última' música dos Beatles

Em publicação feita no X, mais conhecido como Twitter, Starr aproveitou para falar sobre a performance da música. "O que está acontecendo, está acontecendo em primeiro lugar na Inglaterra, Reino Unido, incrível, mais alguns fatos aparecerão na tela," escreveu. "Paz e amor a todos. É um lindo dia."

Os "fatos aparecerão na tela" veio em um vídeo que o baterista colocou com o texto. O trecho mostrou uma apresentação de slides de fotos com algumas estatísticas mais impressionantes: "Beatlemania VOLTOU." Segundo a publicação do artista, "Now And Then" é o single de venda mais rápida de 2023 e o single de vinil de venda mais rápida do século.

+++LEIA MAIS: Mick Jagger alertou John Lennon contra o 'maior erro de [sua] vida', mas Lennon não deu ouvidos

Por fim, Ringo Starr também afirmou como a música teve as maiores vendas físicas em uma semana em quase uma década, com o maior número de reproduções em plataformas de streaming em uma semana do que qualquer música dos Beatles de todos os tempos.