Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Big Up promete energia do ao vivo e muitos arrepios em novo projeto: 'Vamos entregar a magia do show' [ENTREVISTA]

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, a Big Up comentou o lançamento, que conta com a participação de grupos como Maneva e Melim

Pamela Malva Publicado em 30/09/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Big Up na capa do novo álbum (Foto: Divulgação)
Big Up na capa do novo álbum (Foto: Divulgação)

Lucas Pierro e Ras Grilo são apenas sorrisos quando ligam a câmera para nossa conversa. A caminho de uma audição, na qual mostrariam seu mais recente lançamento aos fãs, os membros da Big Up, que ainda conta com Gabriel Geraissati, falaram não apenas sobre a nova fase do grupo, como também comemoraram uma grande conquista de suas carreiras.

Acontece que, em abril deste ano, o trio de Interlagos gravou um DVD inédito durante um show na Audio, em São Paulo. E, em entrevista exclusiva à Rolling Stone Brasil, o grupo comentou o lançamento: um álbum e DVD intitulados Big Up ao Vivo em São Paulo 2022.

Com direção de Vinícius Olívio, o projeto audiovisual conta com 17 músicas da Big Up, sendo “15 faixas já conhecidas pela galera e duas inéditas”, segundo explicaram os artistas. Lançada nesta sexta-feira, 30, uma das novas canções é “Como Se O Amanhã Não Fosse Chegar”, que, de acordo com Pierro, “é uma música que atualiza bem as ideias” do trio.

+++LEIA MAIS: O Grilo lança 'Cajueiro', EP com duas músicas inéditas: 'Algo completamente novo' [EXCLUSIVA]

Lançado em julho deste ano, por sua vez, o single “Como Tiver Que Ser”, que é a outra faixa inédita do projeto, foi composta por Gagé, Gabi Melim, Rodrigo Melim e Lucas Pierro. Primeira parceria da Big Up com os irmãos Melim, a faixa “fala sobre a sensação de encontros e desencontros da vida”, conforme explicaram os integrantes do trio paulista.

Composto pelas novas faixas e por outros grandes sucessos da Big Up, como “Eleva”, “Xangô” e “Deixa Fluir”, o projeto — cujo disco já disponível em todas as plataformas — vem com o objetivo de captar a energia que o trio acredita permear todas as suas apresentações ao vivo.

A gente acredita muito que a máxima potência da Big Up, onde a gente consegue entregar muito e ter essa troca, é no show”, explicaram os artistas. "Essa troca que a gente tem com o público é muito gratificante e alimenta uma chama que dá mais motivo ainda pra gente continuar fazendo o que a gente já faz.”

+++LEIA MAIS: Air Supply aposta em canções de amor como saída do caos e mira novo disco: 'Não falamos de política ou religião' [ENTREVISTA]

Por isso, inclusive, os membros da Big Upafirmam que poder lançar um DVD de sua apresentação é a “realização de um sonho”. “Estamos muito realizados, não sabemos como mensurar a gratidão com a vida por poder ter concluído esse trabalho, de entregar essa magia que é o show da Big Up pro máximo de pessoas possível”, disseram.

Para o grupo, assistir o projeto sair do papel é presenciar todos os caminhos que os levaram até a Big Up. Tendo começado o grupo aos “20 e poucos anos”, Pierro, Ras e Gagé já tinham outros projetos, mas sentiram uma verdadeira mudança em suas carreiras dentro da Big Up.

Hoje a gente olha para aquilo que fizemos antes, que fazia sentido, mas depois olhamos para o que estamos fazendo agora, com mais repertório, e percebemos que o que estamos fazendo realmente tem uma entrega de 360º. Tem a música, tem a estética, tem a ideia, tem o life style. Acho que esse é o pensamento artístico maduro.”

Muito desse crescimento veio das escolhas orgânicas que o trio fez durante o processo, inclusive quando o assunto era selecionar as parcerias que iriam acrescentar em seus projetos. Segundo Ras, por exemplo, as participações presentes no novo DVD, como Maneva, Melim, Gilsons e Gee Rocha, são “resultado de uma história que a gente vem construindo”.

“Temos uma grande admiração por todos eles, amamos todos eles. Então nenhum foi por acaso. Todos foram muito orgânicos”, explicou Ras. “Essas parcerias tanto abriram caminho pra gente dialogar com outro público, quanto somam também com o artístico de cada um para enriquecer o enredo”, continuou Pierro.

+++LEIA MAIS: Além de Continência ao Amor: Sofia Carson fala sobre álbum de estreia, inspirações na música e amor ao Brasil [ENTREVISTA]

A música da Big Up

Animados com o novo DVD, onde apresentam novas versões de suas músicas em uma gravação ao vivo, os menbros da Big Up deixam claro que este é “mais um objetivo muito grandioso” do grupo. “Ficamos amarradões em desenvolver um visual daquele, com uma equipe super profissional do nosso lado. Cada parte do DVD que a gente desenvolveu foi muito evolutiva pra gente, como pessoas”, explicaram.

Apesar de representar uma nova fase do trio, contudo, o projeto ainda traz consigo uma importante característica da Big Up, que é a mistura delicada e bem pensada de diversos gêneros e brasilidades. Isso porque, inspiradas por grandes nomes da música nacional, como Djavane Gilberto Gil, as composições da Big Uptrazem referências de diversas origens.

A gente olha pra música brasileira com muito carinho, somos grandes admiradores. Então, pra gente conseguir se conectar com a música brasileira, temos que ter essa delicadeza, porque ela é uma música delicada. É um fundamento nosso, vamos tratar a música como ela trata a gente. Com carinho e amor, pra sempre.”

Mas existe uma sensação comum — e insubstituível — em todas as canções do trio: o fator “arrepio”, que os artistas da Big Up afirmam ser um grande indicativo da energia que a faixa irá passar. “A gente fala que nosso termômetro é o arrepio. Se a música arrepia, é porque está no lugar da Big Up. O nosso gênero é o arrepio, tem que ter em todas as músicas", disseram.

+++LEIA MAIS: Priscilla Alcantara reflete como as mudanças pessoais impactaram na carreira: "Evoluí como gente" [ENTREVISTA]

Por isso, inclusive, é difícil escolher uma faixa preferida. “Mas para apresentar a Big Up, eu resumiria o grupo com a ‘Eleva’, que conta com a participação do Gee. Ficou muito especial, é uma música muito forte e a gente encerrou o ritual do show e, no DVD, ficou absurdo. É uma versão nova e tá tudo um absurdo. Acho que essa música pegaria qualquer um”, explicou Ras.

Agora bastante focados na entrega do novo projeto, os artistas da Big Up disseram estar ansiosos para apresentá-lo aos fãs. “Tá muito especial e queremos espalhar isso, então o foco é esse. É um momento importante e a gente quer celebrar ele fazendo show pra caramba”, explicaram, dizendo esperar que o público receba os lançamentos “de braços abertos”.

“Sabe quando você tem aquelas bandas que gosta de ouvir, os CDs que tem em casa, os discos que te lembram de uma época boa da sua vida?”, explicou Pierro. “A Big Up quer estar nesse lugar, um lugar que você pode recorrer se quiser celebrar, se quiser refletir, compartilhar algum momento com alguém. A Big Up vai estar sempre ali, nesse lugar de amor.”

Confira, abaixo, o mais recente single da Big Up, “Como Se O Amanhã Não Fosse Chegar”:

+++LEIA MAIS: Vale dos Esquecidos: Atriz revela detalhes da primeira série de terror nacional da HBO Max [ENTREVISTA]