Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bandas brasileiras adaptam pôster polêmico do Dead Kennedys

Ratos do Porão, Wiseman, Cólera e outros grupos substituíram o nome da banda norte-americana para utilizar a arte desautorizada

Redação Publicado em 24/04/2019, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster adaptado pela banda Ratos de Porão (Foto: Cristiano Suarez / EV7 Live)
Pôster adaptado pela banda Ratos de Porão (Foto: Cristiano Suarez / EV7 Live)

Várias bandas brasileiras aproveitaram o vai e vem da polêmica do pôster feito para a turnê do Dead Kennedys no Brasil. Ratos do Porão, Wiseman, Cólera, 90 Em Chamas, Atos de Vigança e muitas outras adaptaram a arte feita por Cristiano Suarez para se promoverem e utilizarem o tão comentado trabalho.

As novas versões, que podem ser vistas neste post, surgiram após o grupo norte-americano emitir um comunicado dizendo que não autorizou o uso da imagem como divulgação para os shows no país. 

+++ Solta o riff! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff com prêmios exclusivos no Instagram 

Suarez foi contratado pela empresa EV7 Live, uma das envolvidas na organização da turnê, e responsável por compartilhar o trabalho do illustrador, supostamente sem a autorização da banda.

No comunicado, o Dead Kennedys explicou que o cartaz "foi divulgado pelo promotor dos shows" sem o conhecimento dos integrantes, "e não é autorizado".

Depois disso, as bandas se movimentaram para usar o desenho. Em entrevista ao Uol, o artista disse que, por questões de contrato, não pôde oficialmente mudar a arte, mas que aprova as alterações feitas na internet.

"Achei bem legal a ideia do pessoal, acabou sendo uma repercussão legal. Em nenhum momento trataram com desrespeito, até porque eles sacaram qual era a ideia do cartaz. Todos eles estão dando crédito, não tem problema algum", contou Suarez ao portal de notícias.

A imagem em questão causou polêmica por ser uma crítica implícita ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com uma favela em chamas, sangue e palhaços Bozo pilotando tanques de guerra. O desenho foi feito exclusivamente para divulgar as datas da turnê de maio pelo país. 

Entrevista RS: Di Ferrero fala sobre música pop, vida pós-NX Zero e projeto engavetado com Emicida: