Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Elis Regina: há 78 anos, nascia uma das maiores cantoras do país

Um dos principais nomes do MPB, Elis Regina completaria 78 anos hoje, dia 17 de março

Redação Publicado em 17/03/2023, às 10h08 - Atualizado às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elis Regina (Foto: publicada no livro Furacão Elis, cedida à Rolling Stone Brasil pela Editora LeYa)
Elis Regina (Foto: publicada no livro Furacão Elis, cedida à Rolling Stone Brasil pela Editora LeYa)

Considerada uma das cantoras mais importantes do Brasil, Elis Regina marcou gerações, influenciou diversos artistas e conquistou uma legião de fãs no país e no mundo. Com uma personalidade única, enorme competência vocal e presença de palco marcante, Elis deixou sua marca no cenário musical e se tornou um dos principais nomes do MPB. Se estivesse viva, hoje, dia 17 de março, a cantora completaria 78 anos de idade. 

Nascida em Porto Alegre, em 1945, Elis Regina Carvalho Costa sempre teve talento para a música. Aos três anos de idade ela já falava cantando e, ainda na infância, começou a aprender os sambas-canção que tocavam na rádio. Aos 11 anos, a mãe a levou à Rádio Farroupilha para que ela participasse do programa Clube do Guri, e Elis impressionou tanto que passou a se apresentar regularmente no programa. 

+++LEIA MAIS: Como João Marcello Bôscoli trabalha para trazer a mãe, Elis Regina, para as novas gerações [ENTREVISTA]

Elis Regina (Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)
Elis Regina (Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)

Com 36 discos gravados e milhões de cópias vendidas, Elis alcançou o estrelato aos 20 anos. Seu sucesso e talento foram tão grandes que ela chegou a ser comparada com cantoras como Ella Fitzgerald e Billie Holiday. Com uma forma única de se apresentar, sua originalidade e dramaticidade a fizeram brilhar além dos palcos, ganhando um espaço de destaque na televisão, em 1965. 

Apelidada de “Pimentinha” devido ao fato de ser exigente em todos os aspectos da vida, a primeira estrela da canção popular brasileira teve três filhos: João Marcello, fruto de seu relacionamento com Ronaldo Bôscoli, e Pedro Mariano e Maria Rita, filhos da artista com César Camargo Mariano.

+++ LEIA MAIS: Relembrando Elis Regina: Há 40 anos, morria o ícone da música brasileira [ARQUIVO RS]

Elis teve uma vida breve e morreu no auge de sua carreira, aos 36 anos, devido a uma parada cardíaca causada por uma mistura de cocaína e bebidas alcoólicas. Foi encontrada morta em seu apartamento em São Paulo, na manhã do dia 19 de janeiro de 1982, causando grande comoção no país e marcando para sempre o seu nome na história da música popular brasileira. 

Nesta sexta, 17, a Som Livre fez o lançamento exclusivo do álbum Trem Azul  pela primeira vez disponível para consumo digital. São ao todo 25 faixas que foram gravadas no último show de Elis, em 1981, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. 

O álbum, gravado originalmente em fita-cassete, foi o primeiro projeto ao vivo da cantora a ser lançado no formato físico (CD duplo). Trem Azul vendeu mais de 120 mil cópias no Brasil, o que rendeu um disco de ouro à Elis. Confira abaixo: 

Qual música com Elis Regina é a sua favorita?

  • Águas de março
  • Como nossos pais
  • Madalena
  • O bêbado e a equilibrista
  • Atrás da porta
  • Romaria
  • Velha roupa colorida
  • Aprendendo a jogar
  • Fascinação
  • Pois é