Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Lucy Vodden, musa involuntária de "Lucy in the Sky With Diamonds"

Desenho de Lucy feito por Julian inspirou o pai, John Lennon, a compor o hino psicodélico dos Beatles

Da redação Publicado em 28/09/2009, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Lucy Vodden, a mulher que inspirou a letra de "Lucy in the Sky With Diamonds", composta por John Lennon para os Beatles, morreu no domingo, 27, após longa batalha contra o lupus.

Presente no disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1967), a faixa bateu de frente com grupos sociais da época - chegou a ser banida pela rede britânica BBC, por suposta apologia a drogas (abreviado em singla, o título da canção se transforma em LSD).

A edição deste mês da Rolling Stone Brasil traz reportagem de capa sobre a separação dos Beatles. Leia trechos aqui.

A versão oficial da banda foi a seguinte: certo dia de 1966, Julian, filho de Lennon, voltou da escola com desenho de uma coleguinha de classe, Lucy O'Donnell (após se casar, ela adotaria o sobrenome Vodden). No lugar dos olhos da amiga, Julian, então com quatro anos, havia posto diamantes - e descreveu a arte ao pai: "Lucy no céu com diamantes".

Julian, primogênito de Lennon, entrou em contato com a antiga colega de classe após descobrir a doença, segundo a agência de notícias Associated Press. "Não estava seguro de como me aproximar dela. Então soube que ela adorava jardinagem, e pensei em ajudá-la com algo que lhe despertava paixão," disse o filho de Cynthia, primeira mulher de Lennon, e afilhado de Brian Epstein, primeiro empresário dos Beatles.

Já Vodden confessou à AP um "erro cometido na juventude": ter contado para alguns amigos da escola ser "a Lucy da canção". Ouviu, dos colegas, que a música - hino psicodélico que fala de "táxis feitos de jornal" e "garotas com olhos de caleidoscópio" - não dizia respeito a ela, mas falava "sobre drogas". "Eu não sabia o que era LSD na época, então me mantive em silêncio", disse a homenageada involuntária, que, meses antes de morrer, relatou "não se relacionar com a música, com esse tipo de música".

Vodden tinha 46 anos e estava internada no Hospital St. Thomas, em Londres.