Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Maurice Sendak, autor de Onde Vivem os Monstros

Escritor tinha 83 anos e sofreu um acidente vascular cerebral na última sexta, 4

Redação Publicado em 08/05/2012, às 10h29 - Atualizado às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maurice Sendak - AP
Maurice Sendak - AP

Morreu na madrugada desta terça-feira, 8, o escritor Maurice Sendak, responsável pelo clássico da literatura infantil Onde Vivem os Monstros. Sendak tinha 83 anos e sofreu um acidente vascular cerebral na última sexta, 4.

Segundo a agência Associated Press, a notícia foi dada por Lynn Caponera, amiga do escritor, que cuidava dele há anos. Sendak estava internado no Danbury Hospital, em Ridgefield, Connecticut (Estados Unidos). Ele estava inconsciente desde que sofreu o AVC.

O autor norte-americano é tido como um dos mais importantes nomes da literatura infantil do século passado. As obras dele – incluindo a mais famosa delas, Onde Vivem os Monstros, de 1963 – fugiam do lugar-comum em produções para crianças, retratando um lado muitas vezes sombrio, algo até então inexplorado em livros para esse público.

Onde Vivem os Monstros rendeu a Sendak, em 1964, a Medalha Caldecott, o maior prêmio de literatura infantil dos Estados Unidos. O livro ganhou uma versão animada em 1973 e foi adaptado aos cinemas em live-action, em 2010, pelo diretor Spike Jonze (clique aqui para ver a capa do livro e uma cena do filme).

Sendak escreveu mais de 12 livros, e ilustrou muitos outros. Bumble-Ardy, o mais recente deles, foi lançado em 2011. Além disso, ele também criou figurinos para espetáculos de balé e óperas.

O artista morou por 50 anos com a companheira Eugene Glenn, até a morte dela, em 2007.

Crítica: filme Onde Vivem os Monstros é conto de fadas adulto para crianças de espírito.