Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que o apelido de Milton Nascimento é Bituca?

Milton Nascimento completa 80 anos nesta quarta-feira (26) e fez história na música brasileira

Redação Publicado em 26/10/2022, às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Milton Nascimento (Foto: Marcos Hermes )
Milton Nascimento (Foto: Marcos Hermes )

Milton Nascimento completa 80 anos nesta quarta-feira (26). Nascido no Rio de Janeiro, o artista também é conhecido como Bituca, apelido que recebeu quando criança por "fazer bico" quando era contrariado. Filho de uma empregada doméstica, Milton Nascimento ficou órfão aos dois anos. Lília, uma das filhas da patroa, tinha acabado de se casar e perguntou à avó do garoto se poderia adotá-lo e a família se mudou para Minas Gerais.

Foi ali que Milton Nascimento conheceu o compositor e pianista Wagner Tiso, com quem formou o grupo W’s Boys, que tocava em bailes. Ali também compôs a primeira música, “Barulho de Trem”, em 1962. O primeiro reconhecimento nacional veio em 1967, quando ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção, com “Travessia”, uma parceria com Fernando Brant e que deu título ao primeiro álbum, do mesmo ano.

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2022: Rita Lee será homenageada por conjunto da obra

Outro marco na carreira de Milton Nascimento foi o Clube da Esquina, originado a partir dos encontros com os jovens irmãos e Márcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini. Aos poucos, teve suas canções gravadas por grandes artistas, dentro e fora do Brasil, como Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Wayne Shorter, Pat Metheny e Peter Gabriel, entre outros.

Em 1998, foi agraciado com o Grammy Melhor Álbum de World Music, por Tambores de Minas. Mas ele já havia criado uma música universal muito antes de criarem a expressão “world music” e uniu a América Latina de modo como pouquíssimos fizeram.

+++ LEIA MAIS: Rita Lee faz rara aparição no Instagram com cabelos curtos após tratamento contra câncer


Ludmilla e Djonga gravam versões inéditas de sucessos de Milton Nascimento

O Spotify lançou versões inéditas de dois grandes sucessos do cantor. Interpretadas por Ludmilla e Djonga, as faixas escolhidas pela plataforma foram, respectivamente, "Maria Maria", de 1976, e "Travessia", de 1967.

Compostas por Milton Nascimento em parceria com o letrista Fernando Brant, as músicas foram regravadas para a série Atemporais. Criado pelo Spotify, o projeto homenageia, através de cantores da nova geração da música brasileira, as composições de Gilberto GilCaetano VelosoMilton Nascimento e Paulinho da Viola, quatro grandes nomes do MPB que completam 80 anos em 2022.

+++LEIA MAIS: Rihanna no Super Bowl: Como a internet reagiu ao anúncio do retorno da cantora?

Além das faixas regravadas por Ludmilla e Djonga, o Spotify também divulgou versões inéditas de “Você Não Entende Nada” e “Da Maior Importância”. Compostos por Caetano Veloso, que fez 80 anos em 7 de agosto, os hits foram regravados por Mari Fernandez e Marina Sena, respectivamente.